-
Arquitetos: GCA Architects
- Área: 37 m²
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. A GCA Architects acaba de concluir a construção do primeiro edifício inteligente da Espanha, o Smart 22@, no bairro tecnológico 22@ de Poblenou, em Barcelona. Dividido em três edifícios independentes, e com uma grande área de jardim, o complexo de escritórios está naturalmente integrado no caminho evolutivo do antigo distrito industrial do bairro.
O contexto do distrito, que foi conhecido como"Manchester catalão" devido à concentração de mais de 40% da indústria de algodão na área, foi determinante no projeto do edifício. Com o impacto posterior dos Jogos Olímpicos e o plano de desenvolvimento tecnológico e inovação 22@, Poblenou transformou aproximadamente 200 hectares de terreno industrial em um dos mais cosmopolitas e inovadores da cidade.
Esta mistura entre artesanato e modernidade se reflete em todos os detalhes do projeto. Desde os materiais, como as peças terracota, extrudadas graças aos novos processos industriais, atuando como filtro solar, até a cor, que remete as fachadas das antigas fábricas que caracterizam o bairro e hoje abrigam artistas e artesãos.
Para Josep Riu, arquiteto e sócio da GCA Architects, o "Smart 22@ é uma conexão entre passado e futuro, cujo caráter inovador reside na arte de integrar a ecoeficiência, sustentabilidade e inovação tecnológica com a importância do artesanato e o respeito ao patrimônio local".
A morfologia do edifício está integrada ao ambiente urbano com um profundo respeito pelos edifícios vizinhos, incluindo a antiga fábrica La Escocesa, construída em 1852, agora convertida em um centro público de residências artísticas e produção de arte contemporânea.
Um dos principais objetivos do projeto, iniciado em 2019, foi trabalhar a partir da responsabilidade social da arquitetura para criar um volume integrador que coexista naturalmente com o bairro e seus habitantes. Habitantes são lembrados no edifício Smart 22@ graças às obras pictóricas de Julián García Hernández, que retratam as pessoas que trabalharam na área que agora se tornou o distrito tecnológico da cidade.
O Smart 22@ conta com uma área de 24.600m² de escritórios divididos em três grandes blocos. Os interiores abertos e flexíveis foram projetados para atender às necessidades de hoje. A luz natural filtra desde o núcleo até as fachadas da parede cortina graças a uma estrutura de laje de concreto. Os espaços de trabalho são complementados por áreas comuns como os terraços ao ar livre, o lounge, a sala polivalente, vestiários e outros serviços projetados com a ideia de socializar e criar comunidade.
O projeto do complexo, adaptado às alturas dos edifícios pré-existentes e com materiais que ligam a contemporaneidade com a história do distrito, consegue um equilíbrio entre a tecnologia, a funcionalidade atual e a história do local.
O projeto se destaca por suas características sustentáveis e de eficiência energética, incluindo 45% de economia no consumo geral de água, 32% de economia de energia e o uso de 20% de materiais com baixo impacto ambiental. Além disso, possui gestão de resíduos 75% sustentável, 264 painéis fotovoltaicos, 63 vagas para veículos elétricos e 25 pontos de recarga.
A fachada sul também integra painéis de vidro fotovoltaico que contribuem para a eficiência energética dos três edifícios. Possui também um sistema de ar condicionado equipado com Filtros de Fotocatálise e de Polarização Ativa para garantir a qualidade do ar, entre muitos outros benefícios ambientais.
O novo edifício aspira se tornar uma referência para a cidade de Barcelona com sua nova arquitetura. O complexo tem certificação LEED Platinum V4, certificado WELL Gold, que se concentra no bem-estar dos usuários, e certificação energética AAA, além de ser certificado Wiredscore.
O edifício Smart 22@ usa a plataforma global de tecnologia Sharry para digitalizar o acesso, o gerenciamento do estacionamento e a experiência do visitante. Graças a sua tecnologia, os usuários podem acessar as instalações do edifício usando seu smartphone para destravar catracas e portas, bem como reservar uma vaga de estacionamento ou sala de reuniões com apenas alguns cliques. O APP também facilita o gerenciamento de visitantes ao gerar um QR code para os convidados, substituindo o crachá de plástico.